PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 22 de Outubro de 2014
Porto Seguro
+26°C

22/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Procuradoria decide investigar aeroporto na fazenda do tio de Aécio Neves

O Ministério Público Federal em Minas Gerais decidiu abrir investigação para apurar se o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) cometeu irregularidades ao utilizar recursos públicos para construir um aeroporto numa área desapropriada dentro da fazenda de seu tio-avô em Cláudio, no interior do Estado.

Erguido nas terras de Múcio Guimarães Tolentino, a 6 km do refúgio preferido de Aécio, a Fazenda da Mata, de sua família, o aeródromo custou R$ 14 milhões e foi feito no fim do segundo mandato do tucano no governo mineiro.

O aeroporto, que operava sem homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tinha uso privado. As chaves do local ficavam em poder dos familiares de Aécio, que precisavam ser consultados para liberar a utilização d a pista.

No começo deste mês o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, arquivou a parte criminal de uma representação do PT contra Aécio pela construção do aeroporto, mas ele determinou que a representação fosse encaminhada ao MPF de Minas Gerais para a avaliação de casos de improbidade administrativa.

A investigação foi aberta no último dia 17 na Procuradoria da República de Divinópolis, a 50 km de Cláudio, para "apurar possível irregularidades na utilização de recursos públicos pelo então governador de Minas, Aécio Ne ves da Cunha, para a construção de um aeródromo em propriedade de seu tio-avô, sr. Múcio Guimarães Tolentino".

Dono do terreno onde o aeroporto foi construído e da fazenda Santa Izabel, ao lado da pista, Múcio é irmão da avó de Aécio, Risoleta Tolentino Neves (1917-2003), que foi casada por 47 anos com Tancredo Neves (1910-1985).

Nos anos 1980, quando Múcio era prefeito de Cláudio e Tancredo o governador de Minas, uma pista de terra foi erguida no mesmo local. O terreno, que deveria ter sido repassado para a prefeitura de Cláudio, nunca saiu do nome do tio-avô do presidenciável.

Anos depois o governo de Aécio abriu licitação e desapropriou o terreno para então construir o aeroporto. Ao escolher uma propriedade do tio para fazer a obra, o governo de Minas abriu caminho para que Múcio, de 88 anos, resolva uma pendência judicial que se arrasta há mais de uma década. Ele é réu numa ação do Ministério Público Estadual que tenta recuperar o dinheiro gasto pelo Estado na construção da pista de terra.

Para garantir o ressarcimento dos cofres públicos em caso de condenação, a Justiça mandou bloquear a área em 2001, o que impede Múcio de vendê-la. Com a desapropriação Múcio ganhou o direito de receber do Estado pelo menos R$ 1 milhão de indenização, mas ele pede valor nove vezes maior.

Aécio nega que a obra tenha beneficiado seus familiares e afirma que o aeródromo contribuiu para o desenvolvimento de Cláudio, cidade de 30 mil habitantes.

O tucano também alega que a construção do aeroporto já foi alvo de investigação pelo Ministério Público Estadual, que não encontrou nenhuma irregularidade. Essa apuração, contudo, não levou em conta que a obra foi feita numa área desapropriada pelo Estado na terra de um parente do então governador.

Em julho, logo depois da publicação de reportagem pela “Folha de S.Paulo” que denunciou a situação, a Promotoria estadual decidiu apurar novamente a construção do aeroporto de Cláudio.

Da FOLHA
 

 

22/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Nunca vote em um religioso, afirma Padre Marcelo Rossi

 

Padre Marcelo Rossi é um dos líderes religiosos mais influentes do Brasil. No país com maior número absoluto de católicos do mundo, sua opinião tem peso. E, nesta segunda-feira (20), Marcelo Rossi falou sobre política.

Em entrevista, o padre comentou diversos temas. Foi questionado sobre sua recente - e comentada - alteração de peso, a luta contra a depressão e também sobre política.
               

Quando o assunto foi a presença de políticos que baseiam sua propostas no viés religioso, Marcelo Rossi se mostrou completamente contra à prática.


"Eu sou totalmente contra, seja padre ou pastor. Está errado. Ou você é um líder religioso, ou você é um líder político. Pode colocar minhas palavras: "Nunca vote em nenhuma pessoa religiosa". A Igreja Católica viveu isso, a união de Estado, política e religião. Foi a pior fase. Pode ver que a Igreja Católica é a única que não tem candidato. Ela pode até dizer que gosta, mas nunca indica. Eu tenho medo. A pior coisa é fanático. Fuja dessas pessoas, que são as mais perigosas e as que se corrompem mais facilmente", comentou.

De: O Portal Terra

22/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Carro de fazendeiro desaparecido é encontrado destruído em área do Parque Nacional do Monte Pascoal

O fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, de 52 anos, vítima de um suposto sequestro praticado por índios da etinia pataxó, continua desaparecido, mas o veículo que o mesmo usava no último dia 9 de agosto, quando teria ido encontrar-se com um cacique numa propriedade rural invadida pelos indígenas nos arredores do Parque Nacional do Monte Pascioal, acaba de ser localizado.

A caminhonete Volkswagen Saveiro, de cor branca, acabou sendo encontrada por policiais federais e parentes de Raimundo, distante poucos metros da entrada da Fazenda Brasília, justamente onde aconteceu o sumiço do produtor rural.

O carro estava aos pedaços, com a parte maior da estrutura dentro de uma área alagada e peças cobertas por terra. No lugar foram observadas escavações e a polícia não descarta a hipótese do corpo de Raimundo ter sido enterrado nesse mesmo terreno. Os familiares do fazendeiro defendem uma varredura em toda essa área que fica entre os municípios de Itabela e Porto Seguro.

Por Ronildo Brito
 

22/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Radares instalados entre Porto Seguro e Cabrália são testados e aprovados pelo Ibametro

Uma equipe do Ibametro realizou ontem os testes nos radares instalados ao longo da BR-367, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. De acordo com o fiscal do órgão, Paulo Mendes, todos os aparelhos foram aferidos e já estão prontos para funcionamento.

Um prestador de serviço do Dnit informou que aguardam apenas a Coelba fazer a ligação de energia para que todos os radares comecem a funcionar. Por esse motivo geradores de energia foram utilizados durante os testes.

Com informações de O Baianão

22/10/2014
por Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Quadrilha armada invade propriedade rural em Eunápolis

Quatro marginais armados invadiram uma propriedade rural nas imediações do lixão,  em Eunápolis na manhã desta terça-feira (21) por volta das 05h30, e fizeram de reféns nove pessoas, entre elas crianças. 

Os marginais arrombaram as residências e levaram dinheiro, celulares, joias e vários objetos de valores.
Os moradores passaram por momentos de terror, alguns ainda foram torturados pelos marginais, os mesmo queriam saber onde estava o cofre da fazenda.

De acordo com uma das vítimas, os marginais após realizar a ação criminosa fugiram em direção ao bairro Alecrim I.
A Polícia Militar foi acionada e realizou ronda nos bairro Alecrim I e II, mas os policiais não obtiveram êxito nas prisões dos elementos. 

Segundo informações essa foi a quarta vez que essa propriedade rural é assaltada.

Com informações de Atlântica News

22/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Acidente com carreta deixa BA-001 parcialmente interditada em Porto Seguro

Uma carreta atravessada na pista está deixando o trânsito parcialmente interditado na altura do km 38 da BA-001 perto da localidade de Sapirara, no município de Porto Seguro, desde o começo da madrugada desta quarta-feira (22). O condutor do veículo, que estava vazio, afirmou que vinha de Trancoso em direção a BR-367 e perdeu o controle da direção na descida de uma ladeira.

Segundo o cabo Arles Lima, do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Vale Verde, alguns motociclistas e condutores de carros se arriscam a passar por um pequeno corredor que ficou entre a carroceria da carreta e a lateral da estrada. A PRE está sinalizando o trecho e orientando os motoristas que trafegavam pela rodovia.

O motorista da carreta, que não ficou ferido, veio até a cidade de Eunápolis providenciar um guincho para fazer a remoção do veículo. O acidente aconteceu a 25 quilômetros do posto da PRE em Vale Verde e não há previsão de liberação da pista.

Presenciou algo importante ou registrou em foto, áudio ou vídeo?
Então compartilhe com a reportagem do Topa Tudo News 
WhatsApp :  (73) 9172-2861 e 9962-5828 e (73) 9127-5225

22/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Porto Seguro faz “Carreata da Vitória” nesta quinta

Na tarde desta quinta-feira (23), Porto Seguro receberá os eleitos no último dia 5 de outubro pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”: Otto Alencar (senador), Rui Costa (governador), Ronaldo Carletto (deputado federal) e Robério Oliveira (deputado estadual). A prefeita Cláudia Oliveira também participará da carreata em benefício a Dilma Rousseff, atual presidente que disputa a reeleição.

A carreata terá início às 13h, na Praça do Trabalhador, no Baianão, e seguirá até a Praça São Sebastião, no Campinho, de onde começará uma caminhada marcada para ter início às 14h.

22/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Dilma mantém 52% e Aécio 48%, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira, 22, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente do candidato do PSDB, Aécio Neves, mas em situação de empate técnico. Em votos válidos, Dilma manteve os 52% do levantamento divulgado na segunda-feira, 20, e Aécio, 48%.

Em votos totais, Dilma oscilou de 46% para 47% e Aécio manteve 43%. Brancos e nulos oscilaram de 5% para 6% e indecisos foram de 6% para 4%.

A pesquisa mostra também que 82% dos eleitores de Dilma acreditam que ela será reeleita no domingo. No grupo dos que votam em Aécio, 78% acham que o vencedor do pleito será ele.

A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, ouviu 4.355 eleitores nesta terça-feira, 21, em 256 municípios de todo o País. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%.

Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01160/2014.

De Datafolha

22/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Sinal de demanda forte sustenta futuros do petróleo

Os futuros de petróleo operam em alta, após as perdas vistas na semana passada, com alguns indicadores de demanda mais forte contrabalançando preocupações com o aumento da oferta.

Números econômicos recentes da China, um dos maiores consumidores mundiais de petróleo, deram alguma esperança ao mercado. "A demanda implícita nos dados chineses é promissora, embora não muito confiável", comentou David Hufton, analista da corretora PVM.

Segundo analistas do Commerzbank, a melhora de perspectiva de demanda ajuda a sustentar os preços do petróleo. Eles dizem, porém, que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) precisa restringir a produção para que a alta da commodity se sustente no longo prazo.

"À medida que o inverno se aproxima no hemisfério norte, deveremos ver o costumeiro aumento na demanda por petróleo", o que também pode impulsionar os preços, acrescentou o banco alemão. Na semana passada, o Brent atingiu mínimas vistas pela última vez em 2010, enquanto o petróleo negociado na Nymex alcançou os menores níveis desde 2012.

Às 9h20 (de Brasília), o Brent para dezembro subia 0,65%, a US$ 86,78 por barril, na plataforma eletrônica ICE, em Londres, enquanto na Nymex, o petróleo para o mesmo mês avançava 0,35%, a US$ 82,79 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.

De Estadão

22/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Pesquisa aponta mulheres e idosos como decisivos no 2º turno

Mulheres, mais velhos e menos instruídos são os perfis predominantes entre os que ainda não sabem em quem votar. Segundo a pesquisa Datafolha divulgada em 15 de outubro, as mulheres, que correspondem a 52,1% do eleitorado, ocupam também a maior parcela dos indecisos, com 67%. Na divisão por faixa etária, 47% têm 45 anos ou mais, contra 35% dos mais jovens, de 16 a 34. Outros 18% estão situados na faixa dos 35 aos 44.

A pesquisa Datafolha divulgada segunda-feira aponta, pela primeira vez neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) em intenções de voto para a Presidência da República. Dilma aparece com 52% ante 48% de Aécio, na conta dos votos válidos (com o descarte de nulos, brancos e indecisos). A seis dias da eleição, é um empate técnico no limite máximo da margem de erro do levantamento, que é dois pontos para mais ou para menos. 

Em uma eleição disputada voto a voto, os indecisos ganham status de fiéis da balança na corrida presidencial deste ano. Em números, esse universo representa 6% dos eleitores, de acordo com as três sondagens do Datafolha feitas no segundo turno. Ou seja, descontado o percentual de abstenção média (cerca de 20%), são aproximadamente 6,8 milhões de pessoas, de um total de 114 milhões que foram às urnas em 5 de outubro.

Entre os mais velhos, Aécio e Dilma praticamente empatam, embora o tucano leve a melhor se forem analisados os eleitores com mais de 60. Aécio apresenta resultado melhor também no eleitorado dos 16 aos 24, com 55%, contra 45% da petista. Dilma tem projeção ligeiramente superior nas faixas intermediárias. Quando cruzados os dados de indecisos com escolaridade, 48% possuem apenas o ensino fundamental.

Nas pesquisas do Datafolha, os eleitores com menor grau de instrução, que são mais da metade do eleitorado total do país, representam 60% dos que disseram votar na presidente.

Os indecisos com ensino médio e superior foram estimados em 38% e 12%, respectivamente. Nessas duas fatias, onde estão quase 45% dos eleitores brasileiros, o tucano vai melhor. Na primeira, Aécio apareceu com 54% da preferência dos que declararam voto.

Por Rede Bahia





PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






PASSANDO A LIMPO # 03-09-2014 RADIO BRILHO DO SOL * MIRO PAUTZ COMENTA LIBERAÇÃO DA CANDIDATURA DE ROBERIO A DEPUTADO E ARQUIVAMENTO DE PROCESSO.


PASSANDO A LIMPO # 18-08-2014 RADIO BRILHO DO SOL * DANILO SUPRILAR DEIXA A BASE DO GOVERNO EM PORTO SEGURO ATIRANDO; MIRO PAUTZ COMENTA POSTURA "VARIÁVEL" DO VEREADOR E FALA SOBRE O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS ATITUDES DO EDIL.


PASSANDO A LIMPO # 20-10-2014 * MIRO PAUTZ ENTREVISTOU O DEPUTADO ROBÉRIO OLIVEIRA E A PREFEITA CLÁUDIA OLIVEIRA, QUE FALARAM SOBRE AS NOVAS HABITAÇÕES QUE SERÃO CONSTRUÍDAS EM PORTO SEGURO ATRAVÉS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA


PASSANDO A LIMPO # 23-09-2014


BAND NOTICIAS # 21-10-2014 * ESCLARECIMENTOS SOBRE O SEGUNDO TURNO E O HORÁRIO DE VERÃO, NOTÍCIAS DO CICLISMO DE PORTO SEGURO, CURSOS DO SENAC E MAIS ENTREVISTA DA REPÓRTER EDILENE VASCONCELLOS COM O SURERINTENDENTE DA SINART, CARLOS REBOUÇAS


BAND NOTICIAS # 20-10-2014 * O ESTÚDIO BAND NOTÍCIAS HOJE CONTOU COM O QUADRO PASSANDO A LIMPO, DE MIRO PAUTZ, FALANDO SOBRE AS NOVAS MORADIAS EM PORTO SEGURO. TAMBÉM RECEBEU JURANDYR LIMA PARA FALAR SOBRE A SEGURANÇA DOS CICLISTAS DE PORTO SEGURO


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro