PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 02 de Outubro de 2014
Porto Seguro
+26°C

02/10/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Porto Seguro: moradores reclamam a falta de água no Baianão e Vila Valdete

Moradores do Baianão e Vila Valdete fizeram denúncia para a redação do Topa Tudo News sobre a suspensão do abastecimento de água nos bairros.

Segundo o senhor José Alves, 56,  há 3 dias não tem água no bairro Baianão e bairros vizinhos. O morador informou ainda que pessoas do Loteamento Jardim Mangabeiras derrubaram uma grande árvore que caiu por cima da rede elétrica da Coelba, e depois disso acabou a água.

A redação do Topa Tudo News procurou a Embasa, e segundo informações do gerente local da empresa, Rafael Bastos, a denúncia não procede, pois no dia 30 de setembro, quando a árvore caiu, cortou a rede elétrica e naturalmente cortou também o abastecimento da água, pois é preciso de energia para fazer a distribuição.

Ele explica que por volta das zero horas quando a Embasa foi iniciar o abastecimento,  registrou uma ocorrência pela falta de energia,  e por isso não foi possível começar a abastecer, pois para abastecer água  é preciso ter energia elétrica.

Rafael disse ainda que o abastecimento voltou normalmente ás 16 horas  do dia 01 setembro, e pelo fato da rede está despressurizada, o abastecimento reequilibrou qualitativamente ás 19 horas.

Por Edilene Vasconcellos

02/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
SINTRASPESB bloqueia frente da Prefeitura de Itamaraju em protesto

O sindicato realizou na manhã dessa quarta-feira (01), um protesto na porta da Prefeitura Municipal de Itamaraju. De acordo com Valdiney Dias, presidente do SINTRASPESB - Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais do Extremo Sul da Bahia, há mais de 1 ano que a administração municipal vem prometendo o reajuste.

Valdiney relatou que várias reuniões foram feitas, diversos ofícios foram entregues, mas nada foi resolvido. "A Secretária de Finanças teria me explicado que aguardava de Salvador uma pessoa para analisar as folhas no mês de setembro, onde esperamos até o dia 15 de setembro e desde então esperamos essa resposta, por isso fechamos a avenida e pedimos nossos direitos. Só espero que a administração municipal tenha compromisso com o servidor", declarou.

O motivo é o reajuste salarial de toda categoria, reforma do estatuto e regularização dos pagamentos. O presidente afirmou que o protesto de hoje foi apenas um piquete de alerta, mas pretende durante os próximos dias fazer a paralisação semanalmente até que o problema seja resolvido.

Por: Carlos Figueredo

02/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Aplicativo da Justiça Eleitoral ajuda a encontrar o local de votação ou de justificativa

Já está disponível para ser baixado em smartphones e tablets o aplicativo “Onde votar ou justificar”, criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso do eleitor brasileiro ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral.

O aplicativo funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam. Ele traz o endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo o Brasil, permitindo ao cidadão fazer a consulta de forma rápida e segura, diretamente das bases nacionais da Justiça Eleitoral.

Após baixar o aplicativo, para consultar o local de votação é necessário digitar o nome completo ou o número do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. Essas informações, de caráter personalizado, são solicitadas para assegurar a origem da pesquisa e preservar o eleitor. 

Para os eleitores que estão fora de sua cidade no dia da votação, o mesmo aplicativo permite consultar a relação dos locais de justificativa por Unidade da Federação (UF) e por município. No dia do pleito, a critério de cada Tribunal Regional Eleitoral, as seções de votação poderão funcionar como local de recebimento de justificativas, conforme a Resolução TSE nº 23.399. No TRE do Distrito Federal, por exemplo, as seções eleitorais não receberão a justificativa nestas eleições, mas é possível localizar os postos espalhados pela cidade como em shoppings, rodoviárias e centros comunitários. 

Os eleitores que se cadastraram para votar em trânsito também poderão utilizar a ferramenta para visualizar o local destinado a exercer o direito de escolher seu candidato a presidente da República.
 
Instruções
 
O aplicativo “Onde Votar ou Justificar” está disponível para as plataformas Android e iOS. O interessado pode baixá-lo pelas lojas Google Play e iOS App Store

Por: TSE

02/10/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Última pesquisa Ibope sai neste sábado

A pesquisa do Ibope para o governo da Bahia que sairá neste sábado poderá mostrar números diferentes dos divulgados pela Babesp, que aponta um empate técnico entre Souto e Rui.

Para os analistas,  um candidato não sairia do patamar de 8% para mais de 30%, sem a ocorrência de que nenhum fato novo, envolvendo os mesmos atores e o mesmo cenário. 

O estudo do Ibope poderá ser a última referência para o eleitor.

02/10/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Gasolina sofrerá aumento até o fim deste ano, afirma ministro

O ministro lembrou que no ano de 2013 a gasolina aumentou em janeiro e em novembro e disse que o cenário se repetirá este ano

O preço da gasolina vai subir até o fim deste ano. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o reajuste já está determinado pela empresa e aproveitou para adiantar que ainda em 2014 o combustível pode ter mais de um reajuste.

O ministro, que relembrou que no ano de 2013 a gasolina aumentou em janeiro e em novembro, disse que o cenário se repetirá este ano. Além da gasolina, o diesel também sofrerá mudanças no valor.

"Quem resolve o preço da gasolina é a Petrobras. Temos uma certa regularidade. Nos últimos anos, sempre teve aumento. Um ou dois. É um setor privilegiado. A maioria dos segmentos teve reajuste de preços uma vez por ano, e não duas vezes por ano. Ano passado [a gasolina] teve dois aumentos. Então, esse ano não será diferente. Vai ter aumento. Ano passado teve aumento em novembro. Quando houver a decisão, haverá um aumento. Não cabe a mim decidir isso", disse Mantega ao G1.

Em 2013, a gasolina aumentou 6,6% em janeiro. Já em novembro, o aumento foi de 4%. Ainda não foram informados os percentuais de reajuste até o fim deste ano. Do Correio

 

02/10/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV termina nesta quinta (2)

Depois de 46 dias, o horário eleitoral gratuito será encerrado nesta quinta-feira (2), três dias antes do primeiro turno das eleições. De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/97), hoje também é o último dia para a realização de comícios e o uso de aparelhagem de som para divulgar as candidaturas.

Os debates entre candidatos só podem ser veiculados se tiverem início nesta quinta-feira. O próximo sábado (4), véspera da eleição, é o último dia para os candidatos fazerem carreatas, distribuírem panfletos nas ruas e para carros de som circularem.

No dia da eleição, a Justiça Eleitoral proíbe qualquer manifestação a favor dos candidatos. A propaganda boca de urna é considerada crime eleitoral e pode resultar em prisão em flagrante e pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

No domingo (5),  o eleitor poderá comparecer à seção de votação usando broches, adesivos, bandeiras, desde que manifeste sua preferência de forma silenciosa.

02/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Porto Seguro: queda de árvore deixa cidade sem água

A população de Porto Seguro está sem abastecimento de água desde a madrugada da última quarta-feira (01). A interrupção do fornecimento aconteceu devido à queda de uma árvore que afetou a rede elétrica que abastece as bombas da captação da cidade.

Segundo a Coelba, o acidente aconteceu no bairro Village, nas imediações da antiga casa de show Alcatraz, mas o problema já foi resolvido e o fornecimento de energia foi reestabelecido.

A equipe de reportagem do Topa Tudo News está acompanhando a regularização da situação junto à Embasa.

02/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Urnas eletrônicas apresentam defeitos em diversas cidades baianas

A quatro dias das eleições, cerca de mil urnas eletrônicas apresentaram defeitos, em pelo menos 10 municípios baianos, e precisaram de reparos, segundo informação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 

O coordenador de Suporte e Voto Informatizado do TRE-BA, André Cavalcante, confirmou que cerca de mil urnas de um total de 7.904 máquinas do modelo 2008 apresentaram problema na bateria da placa-mãe, ocasionando um "travamento" no relógio interno desses equipamentos.

Como as máquinas são programadas para funcionar apenas no dia e na hora da eleição, ou seja, às 7h do dia 5 de outubro, o problema está sendo sanado para não comprometer o pleito.

Cavalcante informou que o problema foi detectado em urnas de algumas zonas eleitorais de Salvador e municípios da Região Metropolitana - como Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Camaçari, Dias D´Ávila -, além de Feira de Santana, Santo Amaro e cidades do sul do estado, como Teixeira de Freitas e Prado.

Segundo o coordenador, após serem alimentadas com dados dos eleitores e dos candidatos, as urnas  são lacradas  e depois passam por uma conferência visual.  "Foi nesta etapa que detectamos o problema. Já estamos corrigindo e vamos concluir a revisão das urnas que ainda faltam trocar a bateria", afirmou.

Votação

O coordenador de Suporte e Voto Informatizado do TRE-BA, André Cavalcante, afirmou que o problema detectado em cerca de mil urnas em pelo menos dez cidades baianas não causará nenhum problema para o pleito, que ocorrerá no próximo domingo.

"Este problema não terá nenhum impacto na eleição", disse. Segundo ele, falhas desse tipo são ocorrências previstas. Cavalcante declarou que, até hoje, quando deverão ser lacradas  as 37.641 urnas eletrônicas que a Bahia vai utilizar nestas eleições, a falha será sanada.

O coordenador informou que a vida útil dos equipamentos é de 10 anos, portanto as urnas modelo 2008 ainda serão usadas nas duas próximas eleições, em 2016 e 2018. Este ano, será a última vez que as urnas modelo 2004 serão utilizadas.

De acordo com Cavalcante, a manutenção das urnas eletrônicas em todo o país é de responsabilidade da empresa Diebold, especializada em automação bancária e eleitoral, que foi contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por: A Tarde

02/10/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
8ª Edição dos Jogos Indígenas Pataxó acontece de 13 a 16 de novembro em Porto Seguro

Na sua oitava edição, que acontece de 13 a16 de Novembro em Porto Seguro, na Arena Boca da Barra, os jogos Indígenas Pataxó atrai um público indígena e não indígena de cerca de 2000 pessoas diariamente, que assistem e torcem durante as disputas de várias modalidades esportivas como natação, canoagem, luta corporal, arco e flecha, cabo de guerra masculino e feminino e futebol feminino , entre outras atividades.

Segundo os organizadores do evento, Juari, Caracaju e Ibui, este ano a temática dos jogos será a mulher, objeto das palestras e discussões do Fórum Social Indígena que acontecerá diariamente às 8h, durante os quatro dias do evento, no Centro de Culura de Porto Seguro.

 

Os coordenadores dos Jogos Indígenas Pataxó Juari, Karkaju e Ibui, serão os entrevistados desta quinta-feira (2) do programa Estúdio Band Notícias, da 96,3 Band FM/Porto, que vai ao ar às das 13h à 14h, quando falarão sobre o evento.

Sobre os Jogos

A VIII Edição dos Jogos Indígenas Pataxó, foi inspirada nos Jogos dos Povos Indígenas Nacional, objetivando a integração entre as aldeias, a integração do Povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, o respeito, a valorização e a afirmação da cultura do povo Pataxó.
Inicialmente as sete versões anteriores dos Jogos Indígenas foram realizadas pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Coordenação de EducaçãoProgramar Escolar Indígena em conjunto com as comunidades indígenas participantes. A partir de 2009, com a criação da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, passa a ser coordenada pela mesma, em parceria com as Secretarias Municipais de Turismo, Esporte, Educação, Saúde e Administração, bem como com maior envolvimento e participação efetiva das entidades indígenas, lideranças e jovens Pataxó.
 
A cada ano de realização do projeto foram consolidando-se propósitos da tradição do povo Indígena Pataxó, bem como o fortalecimento e o envolvimento entre as comunidades indígenas e não indígenas. A 3ª edição, de 2007 contou com a participação de aproximadamente 380 jovens indígenas Pataxó oriundos das doze (12) aldeias do município de Porto Seguro. Ainda nessa edição conquistou espaço na imprensa regional, que tem divulgado de forma positiva os Jogos Indígenas de Porto Seguro, a saber: os jornais “A Tarde” e “O Sollo” e a emissora “TV Santa Cruz” (afiliada da rede Globo). 
 
Atualmente, além das mídias citadas, utiliza-se ainda para divulgação, redes sociais como BLOGs, FACEBOOK, Whatsapp, e-mails, dentre outros, o que veio a facilitar a disseminação das informações acerca do evento. Soma-se ainda a participação do corpo discente das redes públicas e privadas da região que tem crescido significativamente a cada ano e, que os alunos vêm sendo preparados nas escolas com o intuito de aprender e vivenciar com os índios seus saberes e ciências. As palestras interativas estão aproximando de forma respeitosa os Pataxó e a sociedade local, que por muito tempo desprezou o direito à igualdade e o respeito às diferenças dos povos indígenas da região.
 
Os “Jogos Indígenas Pataxó” versão 2014, pretendem envolver diretamente  700 jovens, lideranças e anciões indígenas, aproximadamente 2.000 alunos das redes pública e privada, além do grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, que promovem em conjunto a integração e a socialização do pensamento e visão indígena acerca da nossa verdadeira história. Com informações de http://superintendenciaindigena.blogspot.com.br/

 

02/10/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Caminhada de Robério em Eunápolis arrasta multidão

Candidato caminhou com centenas de pessoas pelos bairros Pequi, Moisés Reis, Minas Gerais e Cajueiro

Na reta final da campanha eleitoral, o candidato a deputado estadual Robério Oliveira (PSD) participou de uma grande caminhada, na tarde desta quarta-feira (1°), na zona leste de Eunápolis, onde se concentram os bairros mais populosos da cidade.

A concentração foi na Praça Paulo Sexto, no Pequi, de onde Robério partiu acompanhado de centenas de pessoas, percorrendo as principais ruas do Moisés Reis, Minas Gerais, Cajueiro e do próprio Pequi.

Prefeito do município por dois mandatos consecutivos, por onde passava com a militância Robério era recebido com entusiasmo pelos moradores. 'Quero dizer que como prefeito de Eunápolis por duas vezes deixei um legado. Trabalhei por esta cidade. Tenho o reconhecimento do povo. Fiz muitas obras, como a ampliação do Hospital Regional, mais de um milhão de metros quadrados de asfalto, escolas, ginásios de esportes, praças, trevos, iluminação, semáforos. E como deputado estadual vou trabalhar mais, não só por Eunápolis, mas por toda região extremo sul’, afirmou o candidato.

Acompanhado do deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), que agora disputa uma cadeira no Congresso Nacional, de vereadores e lideranças políticas, Robério deu uma pausa na Praça do Minas Gerais para falar das obras realizadas no bairro enquanto esteve à frente da administração municipal.

'Quando assumi meu mandato era difícil entrar nesse bairro. Era lama do começo ao fim. Não tinha um metro de asfalto. Asfaltei várias ruas, interliguei o bairro Minas Gerais com o Alecrim e o Moisés Reis, fiz ponte, posto de saúde e esta praça foi totalmente reformada', finalizou Robério.

Por Redação RADAR 64

ESTÚDIO BAND - AO VIVO



PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






PASSANDO A LIMPO # 03-09-2014 RADIO BRILHO DO SOL * MIRO PAUTZ COMENTA LIBERAÇÃO DA CANDIDATURA DE ROBERIO A DEPUTADO E ARQUIVAMENTO DE PROCESSO.


PASSANDO A LIMPO # 18-08-2014 RADIO BRILHO DO SOL * DANILO SUPRILAR DEIXA A BASE DO GOVERNO EM PORTO SEGURO ATIRANDO; MIRO PAUTZ COMENTA POSTURA "VARIÁVEL" DO VEREADOR E FALA SOBRE O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS ATITUDES DO EDIL.


PASSANDO A LIMPO # 23-09-2014


PASSANDO A LIMPO # 26-08-2014 * MIRO PAUTZ FAZ COMENTÁRIOS SOBRE ATAQUES AO GOVERNO E SUPOSTAS DENÚNCIAS ANUNCIADAS PELO GOVERNADOR DANILO SUPRILAR.


BAND NOTICIAS # 01-10-2014


BAND NOTICIAS # 30-09-2014 DELEGADO ESPECIAL ÉLVIO BRANDÃO FALA SOBRE INVESTIGAÇÃO DA MORTE DO EX-PREFEITO RIELSON LIMA. VOCÊ TAMBÉM FICA POR DENTRO DA INAUGURAÇÃO DAS NOVAS UNIDADES DE SAÚDE DOS DISTRITOS DE VALE VERDE E IMBIRUÇU E DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro