PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 19 de Abril de 2015
Porto Seguro
+26°C

18/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Governo amplia acesso de jovens infratores à educação formal

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), autarquia da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, inaugurou na última terça-feira (14) o Centro Educacional Santo Antônio, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, em Camaçari. A unidade escolar, construída pela Fundac/SJDHDS, terá capacidade para 75 alunos e vai atender aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, oferecendo o ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino.

A unidade escolar é mais uma ação do Governo em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que institui a privação de liberdade como uma das formas de medida socioeducativa aplicada aos jovens abaixo dos 18 anos, caso em que o adolescente deve ter garantido o acesso à educação formal, essencial para promover sua reinserção social.

O projeto pedagógico do centro é baseado na EJA (Educação de Jovens e Adultos), com adaptações de trabalhos que incentivem a transformação e colaborem com o processo de reinserção dos jovens. A unidade conta com dez professores, equipes de apoio administrativo e de serviços gerais. Vale ressaltar que os professores manifestaram sua opção por ensinar na Case Irmã Dulce, e não em qualquer outra escola da rede municipal de ensino, porque acreditam e apostam na educação desses jovens infratores. A estrutura tem cinco salas de aula, três salas administrativas, uma biblioteca, um laboratório de informática e banheiros.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Geraldo Reis, enfatizou a importância da educação para que os socioeducandos possam ser ressocializados. “Nossa administração tem como mola propulsora a educação e a participação ativa da família na formação das suas crianças e adolescentes”, disse. “Nós temos a responsabilidade coletiva e vamos dar a vocês as condições para que cada um promova sua revolução pessoal”, afirmou, dirigindo-se aos jovens presentes.

O evento contou com uma apresentação de um dos corais do Neojiba, programa social de excelência do Governo do Estado, uma recitação de poesia por um jovem interno, e foi coberto pelos alunos da oficina de jornalismo da Case CIA em medida socioeducativa de semi-liberdade, que entrevistaram o secretário da SJDHDS.

A Diretora Geral da Fundac, Regina Affonso, também presente, comprometeu-se a garantir mais educação e profissionalização para os jovens atendidos. “Não deixem que nenhum obstáculo se coloque no caminho de vocês. Do nosso lado, vamos trabalhar para evitar qualquer retrocesso na garantia dos seus direitos, tão duramente conquistados”, disse aos jovens da plateia.

Mais educação

Com o objetivo de dar continuidade à educação formal dos jovens e adolescentes sob sua custódia e de intensificar o conjunto de ações para promoção da reinserção social, convênios também foram firmados pela Fundac com a Prefeitura Municipal de Salvador para implementação de novas escolas, além da continuidade da educação formal, no ensino médio, dos adolescentes das Cases Zilda Arns, em Feira de Santana, e da Case CIA, na Região Metropolitana.

Vale destacar os projetos Aprendizagem na Medida, que, em parceria com o Senai, promove formação profissional, e o Projeto Uma Escola na Vida, dirigido aos adolescentes em internação provisória. Quando o adolescente termina o cumprimento da medida socioeducativa, ele pode dar continuidade ao processo de educação formal, e tem a possibilidade de ter uma formação profissional, que pode ajudar na sua inserção mercado de trabalho, evitando a reincidência.

O evento de inauguração contou também com a presença do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, do secretário municipal de Educação, Márcio Neves, e de Péricles Mendes, gerente da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, unidade que possui enfermaria, consultório odontológico e atendimento psicossocial aos internos e seus familiares, entre outros serviços.

Por SECOM - Estado da Bahia

18/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Secretaria da Educação lança projeto audiovisual de formação para estudantes e educadores

Com o objetivo de incentivar a produção de vídeos por estudantes e educadores da rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira e dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), realiza, até 29/04, as inscrições para o projeto Memórias e Identidades: produção formativa de vídeos educacionais.

Realizado pela Rede Anísio Teixeira (Rede AT), em parceria com o CJCC e a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Estado da Bahia (Facom-Ufba), a formação busca fazer com que o estudante tenha o olhar voltado para a valorização das suas culturas e das realidades das comunidades onde moram ou estudam, através da oferta de formações práticas para a produção de vídeos. “Queremos estimular a curiosidade sobre a construção de um vídeo, que é a transformação de um pensamento em realidade, além de ser um trabalho coletivo”, explica a educadora da Rede Anísio Teixeira, Maria de Fátima Coelho.

Os interessados em participar da formação deverão submeter suas ideias de produção audiovisual no formulário (http://goo.gl/forms/K109CzwgRS) de 13 a 29 de abril. Os grupos devem conter até cinco componentes e podem ser formados por estudantes e professores. O resultado da seleção será divulgado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) no dia 30 de abril.

A ação será apresentada oficialmente para a comunidade escolar no dia 27 de abril, às 14 horas, no Auditório do Colégio Central, em Salvador, com a palestra do professor José Roberto Severino (Facom-Ufba), sobre o tema memória e identidade. “A palestra é uma sensibilização para os estudantes e professores. Vou lançar uma reflexão sobre o lugar que audiovisual ocupa na vida das pessoas e sua importância em sala de aula”, explana José Roberto Severino.

A formação ocorrerá entre maio e junho, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Salvador, e terá carga horária total de 40 horas. Toda a ação será mediada por professores da Ufba. Ao final do projeto será realizada uma mostra com os produtos audiovisuais, que também serão disponibilizados no Ambiente Educacional Web do Portal da Educação (ambiente.educacao.ba.gov.br).

Por Unidade de Comunicação do Estado da Bahia

18/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Reitores de dez universidades da Bahia criam consórcio

Em uma reunião na última quinta (16), realizada na sede da Secretaria de Educação da Bahia, representante de dez universidades e institutos tecnológicos, estaduais e federais, decidiram pela elaboração de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o governo do estado. Também estiveram presentes na reunião, para firmar o acordo, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça.

A proposta visa um plano de atuação com quatro pilares: A implementação no estado de uma rede de banda larga; a criação de Parques Tecnológicos que auxiliem no desenvolvimento das diversas regiões; formação de professores para a educação de base; e o compartilhamento de recursos, laboratórios, educadores e materiais entre as instituições.

O secretário Oswaldo Barreto espera que a iniciativa contribua para a construção de um plano conjunto para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, ressaltando a importância do acordo para a melhoria da educação básica do estado.

O reitor da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida Filho, comemora o sucesso das negociações, após vários projetos com o mesmo intuito terem fracassado. A proposta ainda será apresentada ao governador Rui Costa, com a assinatura de Memorando de Entendimento para formalizar a iniciativa.

Com informações do Bahia Notícias

 

18/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Programação da Semana do Descobrimento tem início neste sábado

Dando início a programação que comemoram os 515 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, as atividades da Semana do Descobrimento começam neste sábado (18). O evento acontecerá todos os dias até a próxima quarta-feira (22) e reunirá atividades nas mais variadas áreas, espalhadas por toda a cidade e distritos próximos.

O projeto, que contará com programação esportiva, cultural, artística e religiosa, tem expectativa de grande movimentação, principalmente devido à “conexão” com o feriado de Tiradentes na terça (21). A expectativa é de que cerca de 20 mil turistas passem por Porto Seguro durante o feriadão. 

Confira abaixo a programação do primeiro dia do evento:

 

17/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Videoconferência aproxima alunos de Porto Seguro e Portugal

No dia 24 de abril, a partir das 10h20, estudantes do Colégio Municipal de Porto Seguro terão a oportunidade de trocar conhecimentos e compartilhar informações com alunos e professores da cidade de Belmonte, Portugal, sobre sua cultura e modo de vida, através da 1ª Videoconferência, que está sendo organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A troca de informações voltada para o tema “O Jovem e o cotidiano escolar”, utilizará recursos de áudio, vídeo e dados, em tempo real.

“O principal objetivo é o estreitamento das relações entre Brasil e Portugal, tendo como base a Educação Escolar, via alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de Porto Seguro e alunos de turmas equivalentes de Belmonte. A ideia é estimulá-los a estudar outras realidades e culturas, como forma de ampliação de vivências e conhecimentos”, explica a supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Aubeni dos Santos Oliveira.

A videoconferência contará ainda com a presença de professores de História, Língua Portuguesa e História de Porto Seguro; da secretária de Educaçãp, Teresinha Siviero e a mediação da supervisora Aubeni; da diretora do Ensino Fundamental II, Kátia Caroline e do coordenador Neander Souza. “A proposta é criar novas oportunidades para a troca de informações e o estreitamento dos laços entre os estudantes de Porto Seguro e Portugal”, enfatiza a supervisora.

Por:
Secretaria de Educação
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

17/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Conselho de Meio Ambiente discute Gol Verde e Parque Marinho

Cerca de 20 representantes do poder público e de entidades organizadas do município participaram da reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizada dia 15/04, na sede da secretaria. Na pauta de mais um encontro mensal da entidade, temas como o projeto Gol Verde, a renovação dos membros do conselho, o Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o Plano de Manejo do Parque Marinho do Recife de Fora e a atuação da Embasa no município.

Criado durante os jogos da Copa do Mundo 2014, o programa Gol Verde prevê que  cada gol feito na Arena Fonte Nova, em Salvador, equivale ao reflorestamento de uma área equivalente a um campo de futebol. Em Porto Seguro, onde o programa está sendo desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado e a Veracel, serão plantadas 35.555 mudas em 30 hectares, sendo 15 no Parque Nacional Pau Brasil e 15 na bacia do Rio dos Mangues, na Vila Valdete. O plantio na Vila Valdete será acompanhado também de um trabalho de educação ambiental junto ao Colégio Valdívio Costa.

Durante o encontro, o representante do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Wilson Cruz, criticou a negligência da Embasa no município e elogiou a atuação do Conselho Municipal. “Antes as coisas chegavam de cima para baixo. Agora o trabalho do conselho tem sido muito bem conduzido, demonstrando o compromisso do secretário Bené e da atual administração com as questões que interessam ao município. Esse é o conselho que mais funcionou em Porto Seguro”, salientou.

Entre os participantes da reunião estavam o assessor jurídico da Secretaria de Meio Ambiente, João Barbosa Góes Filho; o vereador Marcos da Aurora, além de representantes da UFSB, Colônia de Pescadores e Associação de Turismo Naval.

Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

17/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
SINEBAHIA divulga vagas de emprego para Porto Seguro

O SINEBAHIA anunciou hoje mais de 35 vagas de emprego em diferentes setores para a cidade de Porto Seguro. Os interessados deverão comparecer em posse de RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho no seguinte endereço:

Sac Porto Seguro, Avenida 22 de Abril, 1077 – Centro 
Shopping Vitoria Plaza – Sl. 14
Porto seguro - BA

Confira abaixo a lista completa de vagas:

Agente de reservas
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Ajudante de cozinha
Fundamental Completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Atendente de lanchonete
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 vagas

Auxiliar de doceiro ou confeiteiro
Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 Vagas

Auxiliar de lavanderia 
Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 vagas

Auxiliar de limpeza 
Fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
05 vagas

Auxiliar de manutenção de edificações
Fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 Vagas
Auxiliar financeiro
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 Vaga

Camareira de hotel
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 Vagas

Chapista de lanchonete
Ensino médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Coordenador de recepção
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 Vaga

Cortador em tecido
Fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses na função
01 Vaga

Eletricista
Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 Vagas

Empregado Doméstico Diarista
Fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
01 Vaga

Empregado Doméstico nos serviços gerais
Fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
01 Vaga

Encarregado de Almoxarifado
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 Vaga

Estampador em Silk Serigrafia
Fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses na função
01 Vagas

Garçom
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 Vagas

Gerente de Marketing
Superior completo em Marketing
Experiência mínima de 03 meses em carteira
01 Vagas

Jardineiro
Fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses em carteira
01 Vaga

Operador de Computador
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 Vaga

Psicólogo do trabalho
Superior completo em Psicologia
Experiência mínima de 06 meses em carteira 
01 Vaga

Recepcionista de Hotel
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 Vagas

Salgadeiro
Fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira 
01 Vaga

Vendedor Interno
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

17/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Turismo irá movimentar R$ 185 milhões na Bahia no feriado de Tiradentes

As mais de 124 mil viagens com destino a cidades baianas, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo, irão gerar uma movimentação de R$ 185 milhões em todo o estado. Esse valor representa a maior movimentação do Nordeste e a terceira maior do Brasil, levando em conta os seis feriados previstos em 2015.

Segundo José Francisco Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, os feriados são importantes no que diz respeito à articulação de negócios, empregos e lucro para os municípios. Ainda de acordo com informações do diretor, 90% da receita do mercado de viagens e turismo do país é oriunda de viagens domésticas.

Levando em conta os seis feriados nacionais, o impacto na economia da Bahia será de R$ 1,237 bilhão. De um total de mais de 830 mil viagens projetadas para o ano todo, o destaque vai para o feriado de 12 de Outubro, responsável pela maior movimentação do ano, tanto econômica (R$228 milhões) quanto de viagens (153 mil).

O Ministério do Turismo levou em conta as datas de 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 4 de junho (Corpus Christi), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil) e 2 de novembro (Finados).

Com informações do Correio 24 horas

 

17/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Polícia Federal desarticula esquema de fraude na restituição do imposto de renda

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal e do Ministério Público Federal executam, nesta sexta-feira (17), em Feira de Santana, a “Operação Malha 325”, para combater esquema de fraude em declarações do imposto de renda da pessoa física.

Estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão na residência e no escritório de um contador, e em consultórios médicos e odontológicos. Participam da operação 18 policiais federais, além de 12 servidores da Receita Federal. As buscas visam colher provas que possibilitem o perfeito esclarecimento dos delitos investigados, especialmente quanto à delimitação da autoria.

A fraude consistia na inclusão de despesas de saúde falsas, desde 2012, por contribuintes que haviam contratado os serviços de um mesmo escritório de contabilidade. Segundo aponta a investigação, as consultas médicas e os tratamentos odontológicos declarados não teriam existido. Na tentativa de burlar a fiscalização, os contribuintes intimados pela Receita Federal apresentavam recibos que teriam sido providenciados pelo próprio contador de forma articulada com os profissionais de saúde. 

Desse modo, os contribuintes obtinham redução do imposto a pagar ou aumento da restituição. A Receita Federal estima que as deduções indevidas nas declarações transmitidas pelo escritório de contabilidade correspondem a um valor de 1,5 milhão de reais.

Haverá entrevista coletiva às 10h de hoje (17), no Edifício-Sede da Receita Federal em Feira de Santana, na Av. Getúlio Vargas, no 195, Centro. Na coletiva, serão fornecidos maiores detalhes da operação pelo Delegado da Receita Federal do Brasil em Feira de Santana, Ariston Matos Rocha, e pelos Delegados de Polícia Federal Tiago Sena e André Lavor.

Por:
Polícia Federal - Superintendência Regional na Bahia
Serviço de Comunicação Social
Contato: (71) 3319-6003 / 3319-6270

17/04/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Unidade de Saúde de Vera Cruz é contemplada com ambulância nova

Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Saúde, acaba de adquirir com recursos próprios, uma nova ambulância modelo Doblô, que será utilizada para reforçar os atendimentos na Unidade de Saúde da Família do distrito de Vera Cruz. A entrega foi feita nesta quarta-feira (15/4), pela Prefeita Cláudia Oliveira, juntamente com a Secretária de Saúde, Edna Alves.

A população do Distrito terá acesso a um veículo equipado com macas de rodas, cilindro de oxigênio, espaço para acompanhante, além da presença de equipe de profissionais de saúde que atuarão cuidando do paciente durante o trajeto ao hospital. “Trata-se da expansão da capacidade dos serviços de saúde aos pacientes que residem longe do sede”, esclareceu a Secretária Edna Alves.

A Prefeita Cláudia Oliveira salientou o fortalecimento da saúde em todo o município, destacando a intensificação das ações nos distritos mais afastados. "A cidade possui grande extensão territorial e a ambulância transportará para o hospital de base, pacientes apresentando casos de emergência, podendo se deslocar para áreas de difícil acesso na região para que o atendimento seja ágil”, afirma.

Por:
Ascom-Secretaria de Saúde





PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






Passando a Alimpo Rádio Brilho do Sol 26-12-2014


PASSANDO A LIMPO # RADIO BRILHO DO SOL 15-12-2014


PASSANDO A LIMPO # 20-02-2015 * MIRO PAUTZ COMENTA, JUNTO COM JOSÉ ARLINDO, A VISITA DO GOVERNADOR RUI COSTA E OUTRAS AUTORIDADES A PORTO SEGURO, SOBRE A MELHORIA DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO E O CASO RIELSON LIMA


PASSANDO A LIMPO # 04-02-2015 * MIRO PAUTZ COMENTA ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS AO ASSASSINATO DO PREFEITO DE ITAGIMIRIM, RIELSON LIMA, E COBRA DAS AUTORIDADES A ELUCIDAÇÃO DO CASO


BAND NOTICIAS # 17-04-2015 * NO PROGRAMA DESSA SEXTA OS DESTAQUES FORAM A PROPOSTA DE AUMENTO DO SALÁRIO MINIMO PARA 2016, A MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA TRAZIDA PELO FERIADO DE TIRADENTES E OS PRINCIPAIS EVENTOS PARA O FINAL DE SEMANA NA CIDADE.


BAND NOTICIAS # 16-04-2015 * NESTA QUINTA-FEIRA, DESTAQUE PARA A TRADICIONAL MESA REDONDA DO ESPORTE, QUE CONTOU COM DIVERSOS CONVIDADOS E RESSALTOU O TRABALHO SOCIAL REALIZADO PELO PROFESSOR BACH ATRAVÉS DE SUA ESCOLINHA DE FUTEBOL.


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia as atrações do Carnaval 2015?

Boas, dentro do possível
Muito boas, as melhores dos últimos anos
Ruins, nada a ver
Péssima, estou de mal com a vida e detesto Carnaval.

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro