PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 22 de Setembro de 2014
Porto Seguro
+26°C

22/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Pça São Sebastião será inaugurada nesta quarta, 24
A Prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, tem a honra de convidar você e sua família para a inauguração da Praça São Sebastião, com as presenças do Bispo Diocesano Dom José Edson Santana Oliveira e do Pároco da Igreja Padre Damião Alves Araujo.
 
DIA: 24/09(quarta-feira)
HORÁRIO: 19:30h
 
Sua presença é muito importante para abrilhantar este evento.
 
Porto Seguro pra viver e ser feliz!
22/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Tempo de espera em pronto-socorro e UPA não pode superar 2 horas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou hoje (16) duas resoluções que normatizam o trabalho dos médicos em urgência e emergência de prontos-socorros em hospitais e de unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). As resoluções 2.077 e 2.079, publicadas no Diário Oficial da União, passam para os gestores da saúde a responsabilidade sobre problemas como falta de leitos e demora no atendimento. Elas também estabelecem fluxos, limites, obrigações e responsabilidades de médicos que trabalham em urgência e emergência.

“É um sistema que está em constante caos, mas o caos tem uma ordem natural e as pessoas tentam atender o risco que está em maior intensidade, mas é preciso ter caminhos adequados e a resolução mostra esses caminhos. É preciso que haja, no mínimo, orientações normativas para o fluxo do atendimento nas urgências e emergências”, disse o vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

Entre as determinações está o tempo mínimo em que uma pessoa precisa ser atendida nos prontos-socorros e nas UPAs. Segundo a resolução, o atendimento precisa ser imediato no serviço de triagem e classificação de risco e, após esse processo, o paciente de médio risco tem que ser atendido em, no máximo, duas horas.

Para o coordenador da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do CFM, Mauro Ribeiro de Britto, a resolução protege o bom médico que trabalha em urgência e emergência. “Apesar de reforçar as atribuições e responsabilidades do plantonista, hoje o médico que trabalha em pronto-socorro no Brasil não tem a quem recorrer naquela situação de caos. Agora, ele pode recorrer ao coordenador técnico do pronto-socorro ou ao diretor técnico para que esses dois profissionais possam encaminhar as denúncias aos gestores e ao Conselho Regional de Medicina. A partir daí o gestor é responsável e essa responsabilidade deve ser cobrada pelo Ministério Público”, disse Ribeiro.

Segundo Britto, a resolução não pretende aumentar o número de denúncias nem confrontar os gestores. “A ideia é dar um rumo na discussão para a solução dos problemas de urgência e emergência no Brasil. É necessário que os governos implantem políticas públicas, para que a gente possa, a médio e a longo prazo, resolver esse difícil problema na assistência à saúde dos brasileiros”, disse o coordenador.

As resoluções também determinam o limite máximo de tempo de permanência dos pacientes nesses locais de atendimento, que deve ser 24 horas. Após esse prazo, a pessoa deverá ter alta, ser internado ou transferido. Também está especificado que o médico plantonista informe sobre a falta de vagas em UTI, sobre condições inadequadas de atendimento, superlotação e falta de especialistas no atendimento de retaguarda.

O profissional também deve acionar o coordenador-técnico do pronto-socorro ou o diretor técnico quando o serviço receber pacientes na condição de falta de vaga, um recurso para atendimento dos pacientes com risco de morte ou sofrimento mesmo sem vaga na unidade, mas que, segundo o CFM, é uma prática cotidiana.

Outro ponto do documento diz que todo paciente deve ser obrigatoriamente atendido por um médico, não podendo ser dispensado da unidade de atendimento por outro profissional. Assim como torna obrigatória a passagem de plantão médico pelo médico, para que o profissional que está assumindo tome conhecimento do quadro clínico dos pacientes.

De Dário Oficial da União

22/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Deus não pode ser usado para justificar atos de violência, diz o papa Francisco

O papa Francisco salientou neste domingo (21), na capital albanesa, a convivência pacífica entre as religiões que coexistem neste país e disse que “ninguém pode usar Deus como escudo” quando pratica atos de terrorismo. Francisco fez as declarações em encontro com o chefe de Estado albanês, Bujar Nishani, no palácio presidencial.

“Que ninguém tome a religião como pretexto para as próprias ações, contrárias à dignidade do homem e aos seus direitos fundamentais, principalmente a vida e a liberdade religiosa de todos”, acrescentou o papa, que deve passar 11 horas em Tirana.

 De acordo com o pontífice, o que acontece na Albânia demonstra que a convivência pacífica e frutífera entre pessoas e comunidades que pertencem a religiões distintas não só é desejável, mas também possível e realizável de modo concreto. Para ele, este é um “bem precioso”, que “adquire relevância especial em um tempo em que grupos extremistas desvirtuam o autêntico sentido religioso”.

Francisco lembrou os católicos que foram assassinados durante o período comunista na Albânia, um país que, segundo ele, “depois do inverno de isolamento e perseguições, chegou, por fim, à primavera da liberdade”, com eleições livres e novas estruturas institucionais. Ele ressaltou, porém, agora surgem novos desafios que necessitam de respostas e, “em um mundo que tende à globalização econômica e cultural, é preciso esforçar-se para que o crescimento e o desenvolvimento estejam à disposição de todos, e não só de uma parte da população.”

“O desenvolvimento não será autêntico se não é também sustentável, se não leva em conta os direitos dos pobres, nem respeita o ambiente”, reforçou Francisco.

 

22/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Cinco estados receberão apoio da Força Nacional nas eleições

Pelo menos 170 municípios de cinco estados do país (Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins) terão a segurança reforçada durante as eleições deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou que os pedidos das cortes regionais para o encaminhamento das forças federais às localidades. Até agora, foram feitas 209 solicitações ao TSE.

Novos pedidos ainda podem ser feitos. O Piauí é o estado com o maior número de cidades atendidas (65). Logo depois vêm o Pará, com 56, e o Rio Grande do Norte, com 36. Dez cidades do Maranhão e outras três do Tocantins também receberão auxílio de forças federais.

Um pedido de reforço do TRE-RJ para municípios do estado foi negado no início do mês após o governador e o secretário da Segurança informarem ter condições de garantir a tranquilidade do pleito nas localidades sem o apoio da Força Nacional.

22/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Eunápolis: Prefeitura Itinerante atende esta semana no bairro Juca Rosa

O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, inicia nesta segunda-feira, 22 de setembro, mais uma edição do projeto Prefeitura Itinerante, dessa vez no bairro Juca Rosa, zona norte da cidade, atendendo a população local, como fez no início do mês no bairro Sapucaeira. Diversas secretarias municipais – Saúde, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura etc. – atenderão os moradores de segunda a quarta.

Melhoria - Faz parte do projeto o atendimento de demandas locais, melhoria imediata da infraestrutura – limpeza, iluminação, pavimentação, drenagem – além do atendimento pessoal do prefeito na localidade. “Nós vamos levar o projeto a todos os bairros, aproximar cada vez mais o poder público da população, conhecer bem de perto os problemas de cada localidade e continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito Neto Guerrieri. De Tribuna da Bahia

22/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
3 mil crianças sofrem abuso sexual na Bahia por ano, diz Cedeca

O Ministério Público do Estado da Bahia começou essa semana a mapear o estado de todos os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão estatal que oferece serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de ameaça, do estado.

A ação tem o objetivo de fortalecer as unidades da instituição possibilitando maior atenção e amparo a estas crianças e adolescentes que sofrem ou já sofreram violência. “Estamos mapeando a estrutura e funcionamento dos Creas, bem como a capacidade de atendimento em todo o estado, para possibilitar a atuação do MP e uma cobrança efetiva deste órgão. Vamos analisar se tem condições necessárias para dar a devida atenção às vítimas de violência sexual, como prevê a legislação brasileira”, explica a promotora do MP-BA e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente. A previsão é entregar o levantamento até final do ano.

De acordo com os dados do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), na Bahia, 3 mil crianças são vítimas de abuso sexual por ano e Salvador é a terceira cidade que mais registra casos.

O Ministério Público do Estado lança anualmente a Campanha contra a violência sexual. Recentemente o Tribunal de Justiça inaugurou a sala do depoimento especial, com profissionais habilitados para tratar do assunto.

Em 2011 foram 4.428 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. No ano seguinte o número praticamente se repetiu.  Isso se deu, conforme a Promotora Guedes, devido ao lançamento da campanha que teve como madrinha a cantora Ivete Sangalo. “O forte apelo midiático e o apoio de Ivete Sangalo, que foi madrinha da campanha, gerou a conscientização de grande parte das pessoas, que começaram a denunciar através do disk 100”, disse.

Em 2015 a musa baiana será novamente a madrinha. “A Campanha do ano que vem, está sendo discutida com o Ministério Público do Nordeste, e terá abrangência nacional, todo o país com o mesmo foco”, afirmou. Neste ano, conforme os dados contabilizados até agosto, foram 1675 casos. 

Quando a denúncia chega ao MP-BA, o caso é encaminhado para a delegacia especializada, e após instauração do inquérito, retorna ao MP e as promotorias da infância adotam as medidas cabíveis. “A medida depende do caso, quando ocorre a violência dentro do ambiente familiar, pode ter a suspensão do poder familiar. Nós encaminhamos para o Crea fazer o acompanhamento da criança e a família”, explica Guedes.

A Promotora faz um apelo aos gestores municipais. “Os gestores devem se preocupar com essa temática e construir uma estrutura mínima no município para lidar com esse caos. Colocar em prática planos já criados e dá uma atenção especial para a estrutura dos conselhos tutelares, órgão encarregado de zelar pela criança e o adolescente, que deve funcionar de maneira adequada”, disse.

Ainda conforme Guedes, outra ação é a ampliação das delegacias especializada nos crimes contra criança e adolescente. “Em 2011 constatamos que existiam 5mil denúncias, e menos de 11% conseguiam ser apuradas.  

22/09/2014
por Topa Tudo News
Eunápolis e Porto Seguro seguem no Intermunicipal 2014

As partidas disputadas domingo (21) marcaram o final da primeira fase do Campeonato Intermunicipal, a maior competição de futebol amador do país. Nesta 6ª rodada, Itamaraju ganhou de 4 a 0 de Nova Viçosa, Porto Seguro venceu Prado por 4 a 2, Eunápolis derrotou Belmonte por 1x0 e Itarantim superou Pau Brasil por 3 a 0. 

Entre as seleções do extremo sul, que integram os grupos 19 e 20, Eunápolis, Belmonte, Porto Seguro, Itamaraju e Prado confirmaram a classificação para a segunda fase da competição. Itarantim, Pau Brasil e Nova Viçosa foram eliminadas e estão fora da disputa deste ano.

Na primeira fase foram marcados 620 gols em 239 jogos, uma média de 2,59 por partida. A segunda fase da competição começa no próximo domingo (28). Sessenta seleções estarão divididas em 30 grupos para lutar pelas vagas na terceira fase.

Eunápolis, com 14 pontos, e Porto Seguro, com 13 pontos, terminaram a 1ª fase classificadas em primeiro lugar nos grupos 19 e 20, respectivamente. Após seis jogos, o time de Eunápolis se mantém invicto com quatro vitórias e dois empates. Porto Seguro contabiliza quatro vitórias, um empate e uma derrota.

22/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Porto Seguro: Cia de Dança Axé Moi abre seletiva

Profissionalismo e dedicação são alguns dos requisitos para o cargo

O Axé Moi foi um dos precursores da lambaeróbica, que é definida como uma animada aula de ritmos que mistura coreografias animadas com exercícios físicos. A aula foi lançada na década de 1980 e, através da Cabana Axé Moi, se tornou uma ‘febre’ e transformou Porto Seguro na Capital Nacional da Lambaerobica.

Hoje a Companhia de Dança Axé Moi é uma das mais respeitadas e conhecidas do país. Turistas de todo o mundo aprendem a dançar ritmos como Axé, Funk, samba e pagode, através de coreografias cuidadosamente planejadas e executadas pela equipe.

Para ministrar estas aulas, a Cia de Dança Axé Moi possui um quadro de profissionais experientes e qualificados, que ensaiam incansavelmente para divertir e ensinar as centenas de pessoas que passam diariamente pela Cabana Axé Moi.

Todo ano, durante a alta temporada, a equipe é ampliada com a contratação de profissionais para reforçar o quadro. A seleção de 2014 está aberta. Homens e mulheres, com mais de 18 anos podem participar enviando currículo completo, fotos e um vídeo com a coreografia de uma música à escolha deste para o emailredesocialaxemoi@hotmail.com. Você também pode tirar dúvidas através deste email.

Faça parte desta equipe de sucesso!

Assessoria de Imprensa Arena Axé Moi

22/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Cinco mortos e um ferido no domingo em Porto Seguro

O domingo foi violento na cidade de Porto Seguro, com cinco pessoas mortas e uma ferida. A polícia já está investigando os casos, que aconteceram em locais diferentes da cidade, mas até o momento não se sabe se eles têm alguma relação.

O primeiro assassinato aconteceu por volta de 1h da madrugada em uma praça no bairro Pacatá. Kevin Matos Santos, 16 anos, foi baleado por uma pessoa que passou de carro. Mesmo ferido, o jovem conseguiu correr por vários metros, mas não resistiu e caiu em uma calçada na Rua das Amendoeiras.

De: Radar

Às 2h20 da madrugada, três pessoas foram mortas e uma ficou ferida, no Buraco da Gia, bairro Baianão. As vítimas estavam em um quiosque quando ocorreram disparos de arma de fogo.

O locutor de porta de loja Genilson Almeida dos Santos, 37 anos, mais conhecido como 'Timbalada', ainda conseguiu entrar na casa de sua mãe, na Rua Bela Vista, mas acabou morrendo na cozinha.

Já Wilson Santos Souza, 15 anos e Mikael de Souza Reis, de 25, ainda chegaram a ser levados para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, morrendo pouco tempo depois de darem entrada na emergência. O quarto atingido, um adolescente, também foi atendido no mesmo hospital com um tiro no braço e outro na barriga, de raspão.

O quinto homicídio foi registrado às 15h30, na avenida principal do bairro João Carlos. A vítima foi Marcone Sobral da Costa, que estava de moto. Populares falaram apenas que ouviram diversos tiros.

O domingo foi violento na cidade de Porto Seguro, com cinco pessoas mortas e uma ferida. A polícia já está investigando os casos, que aconteceram em locais diferentes da cidade, mas até o momento não se sabe se eles têm alguma relação.

O primeiro assassinato aconteceu por volta de 1h da madrugada em uma praça no bairro Pacatá. Kevin Matos Santos, 16 anos, foi baleado por uma pessoa que passou de carro. Mesmo ferido, o jovem conseguiu correr por vários metros, mas não resistiu e caiu em uma calçada na Rua das Amendoeiras.

Às 2h20 da madrugada, três pessoas foram mortas e uma ficou ferida, no Buraco da Gia, bairro Baianão. As vítimas estavam em um quiosque quando ocorreram disparos de arma de fogo.

O locutor de porta de loja Genilson Almeida dos Santos, 37 anos, mais conhecido como 'Timbalada', ainda conseguiu entrar na casa de sua mãe, na Rua Bela Vista, mas acabou morrendo na cozinha.

Já Wilson Santos Souza, 15 anos e Mikael de Souza Reis, de 25, ainda chegaram a ser levados para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, morrendo pouco tempo depois de darem entrada na emergência. O quarto atingido, um adolescente, também foi atendido no mesmo hospital com um tiro no braço e outro na barriga, de raspão.

O quinto homicídio foi registrado às 15h30, na avenida principal do bairro João Carlos. A vítima foi Marcone Sobral da Costa, que estava de moto. Populares falaram apenas que ouviram diversos tiros.

22/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Laboratório de droga é localizado em pousada

Um laboratório de drogas foi descoberto no interior de uma pousada na cidade de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, pela Polícia Militar, na manhã deste sábado (20). Segundo a PM, o local estava sendo observado há uma semana e, na abordagem, foram encontradas estufas para o cultivo de maconha com quase 100 pés da droga. Uma pessoa foi presa, que seria responsável pelo cuidado da plantação, e encaminhada para a delegacia.

O arrendatário do local, que fica na Avenida das Nações, está sendo procurado. De acordo com a PM, a droga estava dividida em dois lugares: parte em uma estufa montada na área aberta da pousada e outra acondicionada em um dos cômodos, com estrutura de sistema de refrigeração e luz infravermelha.

Além da maconha, foram recolhidos 140 comprimidos de ectasy e cartelas de LSD, além de haxixe. No momento da apreensão, três hóspedes estavam na pousada, mas não houve confronto e nem feridos. A polícia informa que a droga era adubada com produtos de fora do país e parte dela geneticamente modificada.

O caso foi descoberto pelo Companhia Especial Tático Operacional (CETO), do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que recebeu denúncia anônima, e agora é acompanhado pela delegacia.

Um laboratório de drogas foi descoberto no interior de uma pousada na cidade de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, pela Polícia Militar, na manhã deste sábado (20). Segundo a PM, o local estava sendo observado há uma semana e, na abordagem, foram encontradas estufas para o cultivo de maconha com quase 100 pés da droga. Uma pessoa foi presa, que seria responsável pelo cuidado da plantação, e encaminhada para a delegacia.

O arrendatário do local, que fica na Avenida das Nações, está sendo procurado. De acordo com a PM, a droga estava dividida em dois lugares: parte em uma estufa montada na área aberta da pousada e outra acondicionada em um dos cômodos, com estrutura de sistema de refrigeração e luz infravermelha.

Além da maconha, foram recolhidos 140 comprimidos de ectasy e cartelas de LSD, além de haxixe. No momento da apreensão, três hóspedes estavam na pousada, mas não houve confronto e nem feridos. A polícia informa que a droga era adubada com produtos de fora do país e parte dela geneticamente modificada.

O caso foi descoberto pelo Companhia Especial Tático Operacional (CETO), do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que recebeu denúncia anônima, e agora é acompanhado pela delegacia.

ESTÚDIO BAND - AO VIVO



PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






PASSANDO A LIMPO # 03-09-2014 RADIO BRILHO DO SOL * MIRO PAUTZ COMENTA LIBERAÇÃO DA CANDIDATURA DE ROBERIO A DEPUTADO E ARQUIVAMENTO DE PROCESSO.


PASSANDO A LIMPO # 18-08-2014 RADIO BRILHO DO SOL * DANILO SUPRILAR DEIXA A BASE DO GOVERNO EM PORTO SEGURO ATIRANDO; MIRO PAUTZ COMENTA POSTURA "VARIÁVEL" DO VEREADOR E FALA SOBRE O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS ATITUDES DO EDIL.


PASSANDO A LIMPO # 26-08-2014 * MIRO PAUTZ FAZ COMENTÁRIOS SOBRE ATAQUES AO GOVERNO E SUPOSTAS DENÚNCIAS ANUNCIADAS PELO GOVERNADOR DANILO SUPRILAR.


PASSANDO A LIMPO # 12-08-2014 * DE VOLTA Á ATIVA E COM O MESMO GÁS DE SEMPRE, MIRO COMENTA TEMAS POLÊMICOS, COMO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE OS AVANÇOS DA POLÍCIA NO CASO DO EX-PREFEITO RIELSON LIMA, CASO DE MENINGITE EM PORTO SEGURO E INTERMUNICIPAL


BAND NOTICIAS # 19-09-2104


BAND NOTICIAS # 17-09-2014 O PROGRAMA ENTREVISTOU A PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BAIANA DOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS EDNÉIA GONÇALVES, QUE FALA SOBRE O CONGRESSO ESTADUAL DA CATEGORIA, REALIZADO EM PORTO SEGURO NOS DIAS 18 E 19 DE SETEMBRO.


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro