PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 18 de Dezembro de 2014
Porto Seguro
+26°C

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Secretário de Agricultura participa do Dia de Campo do Grupo Lembrance

Representando a prefeita de Porto Seguro, o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt esteve com uma comitiva participando de um Dia de Campo na Fazenda Lembrança II, referência mundial em produtividade cacaueira.

O evento contou com mais de 200 participantes, entre produtores, técnicos, trabalhadores da cacauicultura, administradores rurais, empresários ligados ao agronegócio, especialistas no mercado, convidados, imprensa local, produtores, além de técnicos americanos, colombianos e israelenses, conferindo ao evento um nível internacional.

Pela manhã foram ministradas palestras ligadas à cacauicultura com José Basílio Vieira Leite, da Ceplac (Cultivo Intensivo do cacaueiro); Reymar Andrade, presidente da Pinhalense ( Mecanização da cacauicultura – Cenário e tendências); Guilherme Junqueira, da Nestlé CocoaPlan (Boas práticas agrícolas na produção de cacau), e José Carlos VaniniHausknetch, da MB Agro Consultoria (Análise conjuntural do mercado de cacau).

O Grupo Lembrance ofereceu um almoço a todos os convidados, e a família Lembrance -, Lindomar, Nildo e sua esposa Naide, Pedro, Arnaldo, Antônio, Nildo Júnior, Edmar, Dina e Anna – fizeram questão de cumprimentar  todos os convidados nas mesas.

Novas tecnologias

À tarde, foram realizadas visitas ao campo, e os participantes foram divididos em três grupos, orientados por técnicos e pelos irmãos Lembrance, para conhecer as tecnologias usadas pelo Grupo.

A Fazenda Lembrança II é um modelo de negócios no mercado, produzindo atualmente 120 a 170 arrobas de cacau por hectare/ano, podendo alcançar até 200 arrobas/hectare/ano, sendo competitiva dentro do cenário mundial, como frisou a técnico Guilherme, da Nestlé, uma das empresas internacionais compradoras do cacau de alta qualidade.

O anfitrião, o empresário Lindomar Lembrance, falou que o evento surgiu da necessidade de atender a demanda de muitos produtores, solicitando visitas ás áreas de produção de cacau na fazenda, que trouxe para o mercado alta tecnologia e mecanização na produção. Ele destacou ainda que a Fazenda Lembrança II pertence ao município de Porto Seguro e agradeceu a presença do secretário de Agricultura e Pesca, Aliomar Bittencourt.

Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

 

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Parceria com Ceplac vai melhorar produtividade em Porto Seguro

A Prefeitura de Porto Seguro vem trabalhando uma nova parceria com a Ceplac, com o objetivo de atuar em duas frentes: análise e preparação do solo para a agricultura e distribuição de alevinos para a criação de peixes no município. Os detalhes da parceria foram discutidos durante reunião na Secretaria de Agriculltura e Pesca, dia 16/12, com a presença do secretário Aliomar Bittencourt; do agente de atividades agropecuárias da Ceplac, Aliomar Figueiredo Benfica; do diretor de Pesca da secretaria, Everal Vergílio e do técnico agrícola, Luis Humberto.

Em 2015 a meta é beneficiar 30 produtores com o trabalho de análise e recuperação do solo e distribuir 1.000 alevinos por tanque, de espécies como pacu, tambaqui, carpa e piauaçu. O representante da Ceplac elogiou o envolvimento da Secretaria de Agricultura nos projetos desenvolvidos pelo órgão no município. "Vimos assistindo os pequenos agricultores através da secretaria e esse entrosamento, com troca de conhecimentos e experiências, vai favorecer muito o aumento da produção", afirma o agente da Ceplac, destacando ainda o grande potencial agrícola e pesqueiro da região.

Se depender da prefeita do município e do secretário Bittencourt, 2015 será um ano de novas conquistas da para a agricultura. "Vamos continuar trabalhando muito pela agricultura familiar e pela piscicultura, sempre em busca do aumento da produtividade", assinala o secretário. Entre os planos para o próximo ano, está a implantação, também em parceria com a Ceplac, de um viveiro de mudas para arborização de áreas urbanas e recuperação de áreas degradadas.

Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

 

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Atlas da Mata Atlântica mostra situação do desmatamento em Porto Seguro

Lançado nesta quarta-feira (17) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica traz os dados mais recentes sobre a situação dos municípios brasileiros. Com 23 hectares de área desmatada no período de 2012-2013, Porto Seguro ainda mantém 30% da sua vegetação natural. Confira no quadro os dados da Mata Atlântica no município:

No balanço geral feito no Nordeste, a cidade de Manoel Emídio, no Piauí, lidera o ranking nacional de supressão de vegetação natural do bioma no período 2012-2013, seguida pela também piauiense Alvorada de Gurguéia, com 2.491 hectares.

O estudo, com patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan, apresenta ainda um consolidado dos últimos 13 anos. As cidades nordestinas com números mais expressivos são as baianas Cândido Sales (5.531 hectares) e Encruzilhada (4.944 hectares), que ocupam respectivamente o 4º e o 7º lugar no ranking nacional de desmatamento entre 2000 e 2013.
 
Plano municipal da Mata Atlântica
 
Os municípios têm de fazer sua parte na proteção da floresta mais ameaçada do Brasil e uma das principais formas de contribuir é através da elaboração e implementação dos Planos Municipais da Mata Atlântica. Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, explica que o plano traz benefícios para a gestão ambiental e o planejamento do município. "Quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas – por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental – fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, porque também estamos falando em qualidade de vida", afirma ele.

Em Porto Seguro, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), foi lançado em 05 de junho deste ano. A elaboração foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Conservação Internacional, juntamente com o Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba), o Movimento de Defesa de Porto Seguro (MDPS) e a Fundação SOS Mata Atlântica, e contou com o financiamento da Iniciativa Internacional do Clima (IKI) do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).  Seu processo de desenvolvimento contou com ampla participação de diversos setores da sociedade. 

Esse Plano traz um componente inovador por enfocar as mudanças climáticas, seus efeitos sobre as comunidades e sistemas naturais e as alternativas que a sociedade tem para se adaptar a essas mudanças. Entre as ações propostas para a conservação e recuperação da Mata Atlântica, são destacadas aquelas que podem auxiliar na redução da vulnerabilidade e aumentar a resiliência dos sistemas e da sociedade às mudanças climáticas.

A versão digital do documento está disponível para dowload neste link: http://www.pmma.etc.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=969&view=viewcategory&catid=7.

17/12/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Mulheres nordestinas são maioria entre jovens que nem estudam nem trabalham

Um em cada cinco jovens brasileiros com idades entre 15 anos e 29 anos (20,3%) não se ocupava com estudos ou trabalho no ano passado. A informação é da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o instituto, a faixa etária que mais concentra os chamados é a de 18 a 24 anos, em que 24% da população não estão nas escolas nem no mercado de trabalho.

Entre os de 25 anos a 29 anos, a proporção é 21,8%. De acordo com os dados do IBGE, os "nem nem" são proporcionalmente mais numerosos entre as mulheres e as pessoas com até o ensino fundamental incompleto localizadas na região Nordeste. Também estão mais concentrados nos domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo.

A média de escolaridade dos jovens sem ocupação é de 8,6 anos, enquanto a média da faixa etária chega aos 9,4 anos. Enquanto a média de jovens com filhos é 35%, entre aqueles que não estudam nem trabalham ultrapassa os 57%. Um em cada quatro desses jovens (26,3%) até chega a procurar emprego, mas não encontra, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE.

O estudo comparou o mercado de trabalho de 2013 com o de 2004. Segundo a análise, no período, a população de 16 anos ou mais aumentou 18,7%, mas a população economicamente ativa, ou seja, aquela que trabalha ou procura emprego, cresceu apenas 13,6%. A maior parte dessa população acabou se deslocando para a população não economicamente ativa que não trabalha nem procura emprego, o que gera um percentual de 30,6%.

Redação Topa Tudo News, com informações de Bahia Notícias

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Promoção da Igualdade Racial avança em Porto Seguro

Atendendo o convite da Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, o município de Porto Seguro participou do Balanço de Gestão do período 2011-2014, que aconteceu em Brasília, dia 3 de dezembro, e teve como objetivo socializar as iniciativas realizadas e as perspectivas para o fortalecimento institucional do setor.

A ministra da pasta, Luiza Bairros, apresentou os destaques dos últimos quatros anos, destacando a reserva de vagas em concursos públicos e o Programa Bolsa Prêmio Vocação para Diplomacia. Também foram citadas a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Plano Juventude Viva.

Porto Seguro foi um dos municípios que mostrou avanços referentes à política de Igualdade Racial. "Nosso trabalho é focado na promoção de ações que beneficiem a todos de forma igualitária", declarou a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Lívia Bittencourt.

Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Divulgada programação do Réveillon 2015 em Porto Seguro

Os festeiros de plantão estão em frenesi, pois na manhã desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Porto Seguro divulgou a programação oficial da Passarela do Descobrimento para o Réveillon 2015.

Com ritmos diversificados, a programação se estende entre os dias 27 e 31 de dezembro, contando com grandes nomes da música nacional, como o cantor sertanejo Gusttavo Lima e a dupla também sertaneja, Aurélio e Rafael. Quem também promete colocar todo mundo para dançar é a banda baiana Psirico, que vai agitar todos os presentes.

Em breve serão divulgados os nomes das outras atrações do período da festas de fim de ano.

17/12/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Nasa acha moléculas orgânicas em Marte

Cabo Canaveral. A presença de metano na atmosfera de Marte e de elementos químicos orgânicos no solo do planeta vermelho são as mais recentes e provocantes descobertas do veículo explorador Curiosity, da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), na busca de pistas sobre a possibilidade de vida extraterrestre, declararam cientistas ontem.

Os pesquisadores da Nasa disseram que o Curiosity captou irrupções esporádicas de metano, um gás que na Terra tem fortes conexões com a vida, na atmosfera ao redor de seu local de pouso, na cratera Gale.

O veículo também encontrou elementos químicos orgânicos no solo marciano, declararam os cientistas em uma entrevista coletiva transmitida pela Internet no Sindicato Americano de Geofísica em San Francisco. O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, emitiu um comunicado à imprensa dizendo que o veículo-robô mediu "um pico dez vezes maior" de metano na atmosfera ao seu redor e que detectou outras moléculas orgânicas em uma amostra coletada por uma furadeira.

"Há muitas fontes possíveis, biológicas e não biológicas, como a interação entre água e rocha", afirmou Sushil Atreya, membro da equipe de ciência do Curiosity e da Universidade do Michigan na cidade de Ann Arbor, no informe à imprensa.

Na semana passada, os cientistas disseram ter determinado que bilhões de anos atrás um lago preenchia a cratera de 154 quilômetros de largura sendo explorada pelo Curiosity.

Redação Topa Tudo News, com informações do Portal Terra

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
De jipe, casal vai percorrer 4 mil km para divulgar o amor pelos animais; Porto Seguro está no itinerário

Um casal de Botucatu (SP) está com as malas prontas para fazer uma expedição diferente durante as férias: a bordo de um jipe e com a companhia do cachorro de estimação, a bióloga Mônica Torres Duarte e o veterinário Diogo Souza Zanoni pretendem percorrer mais de quatro mil quilômetros, entre ida e volta, pelo litoral brasileiro com o objetivo de orientar moradores das localidades sobre cuidados com bichos domésticos e os perigos de animais peçonhentos.

Casados há dois anos, os dois se conheceram no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu quando ela veio de Avaré e ele de São Paulo para estudarem na cidade do Centro-Oeste Paulista.

Porto Seguro está no itinerário do casal, que começa na cidade do interior paulista, Mônica e Diogo passarão por cidades como Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Rio de Janeiro, Vitória, Ilhéus, Salvador e termina em Arembepe, próxima a Salvador. Além de conversar com moradores, o casal irá fazer palestras no projeto Tamar e com voluntários.

Na expedição, o casal pretende levar conhecimento aos moradores das cidades onde passarão. Diogo é veterinário e especializado em tumores em animais. Segundo ele, a intenção é prevenir ou orientar o tratamento dessas patologias. “Eu atendi muitos animais debilitados que poderiam ter sido salvos caso o nódulo não evoluísse tanto. Foi quando eu percebi que faltava orientação para os proprietários”, afirma.

Já a bióloga Mônica é especialista em serpentes. O interesse por animais exóticos surgiu na graduação e ela pretende orientar caiçaras e outros moradores sobre a identificação, manejo e prevenção de acidentes. “Moradores das cidades do litoral – e turistas nesta época do ano – tem bastante contato com esses animais e muitas vezes não sabem o que fazer. Portanto, o nosso é objetivo é orientar e preservar as espécies para que não corram acidentes. Também queremos esclarecer mitos e verdades sobre esses bichos”, diz.

O casal vai iniciar a expedição nesta quarta-feira (17) e a previsão para retorno é no começo de janeiro.

Com informações do Pantanal News

17/12/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Ataque terrorista mata mais de 130 estudantes

Peshawar. Ao menos 132 estudantes e nove trabalhadores foram mortos, ontem, quando homens armados do Talibã invadiram uma escola e abriram fogo em Peshawar, no Paquistão, disseram testemunhas, no mais sangrento ataque rebelde dos últimos anos no país.

Os militares declararam o encerramento da operação mais de oito horas após militantes terem entrado no prédio da escola. Segundo o Exército, nove insurgentes foram mortos.

O ataque ao colégio gerido pelos militares, onde estudavam mais de 1.100 alunos, muitos deles filhos de membros do Exército, atingiu o coração da sociedade militar do Paquistão e representa um golpe certo para enfurecer o Exército do país.

O movimento Talibã assumiu de imediato a responsabilidade pelo ataque. "Escolhemos a escola do Exército para o ataque porque o governo está alvejando nossas famílias e mulheres", disse o porta-voz Muhammad Umar Khorasani. "Queremos que eles sintam a dor".

Um hospital local declarou que os mortos e feridos atendidos tinham entre 10 e 20 anos.

Não ficou claro, entretanto, se algumas ou todas as crianças foram mortas pelos homens armados e homens-bomba ou no confronto subsequente com as forças de segurança paquistanesa que tentavam recuperar o controle do prédio.

Regime islâmico

O Talibã paquistanês, que luta para derrubar o governo e estabelecer um rígido regime islâmico, tem prometido intensificar os ataques em resposta a grandes operações conduzidas pelo Exército contra insurgentes em áreas tribais.

Os insurgentes têm atacado forças de segurança, postos de controle, bases militares e aeroportos, mas atentados contra civis sem qualquer importância logística são relativamente raros.

Em setembro de 2013, dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, foram mortas em um ataque contra uma igreja, também em Peshawar.

O primeiro-ministro Nawz Sharif condenou o ataque e disse estar a caminho de Peshawar. "Eu não posso ficar recuado em Islamabad. Essa é uma tragédia nacional, provocada por selvagens. Essas eram minhas crianças", afirmou ele.

Repercussão

A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do prêmio Nobel da Paz deste ano por sua campanha pela educação, disse que ficou com o coração partido pela notícia do ataque Talibã. "Estou de coração partido por este ato sem sentido e a sangue-frio de terror em Peshawar que está se desenrolando diante de nós", afirmou.

Malala, de 17 anos, foi baleada na cabeça em um ônibus escolar por militantes do Talibã em 2012, e ganhou aclamação por sua defesa apaixonada pelo direito das mulheres à educação.

Em nota, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também condenou "nos termos mais fortes possíveis o terrível ataque do Talibã". "Ao mirar estudantes e professores nesse ataque hediondo, os terroristas mostraram mais uma vez sua depravação", afirmou.

Em comunicado, o Itamaraty repreendeu o ataque do movimento radical. "O governo brasileiro condena com veemência o atentado ocorrido hoje numa escola da cidade de Peshawar, no norte do Paquistão", afirma trecho do texto, divulgado ontem, pelo Ministério das Relações Exteriores do País.

O governo brasileiro destacou ainda o "repúdio à violência", condenando a ação de atos terroristas e se solidarizou com o governo do Paquistão.

Redação Topa Tudo News, com infomações de DN.

17/12/2014
por Topa Tudo News - Isabella Mascarenhas
Trancoso está entre os destinos mais luxuosos da América Latina

Em post do Blog Rede Social, do Jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul, Trancoso foi apontado como hot point brasileiro quando o assunto é veraneio e réveillon.

Segundo a jornalista Gabriele Branco, além de ser escolha da diva pop Beyoncé, boa parte das celebridades e alta sociedade brasileira já tem o distrito de Porto Seguro como destino certo no verão. É comum estar na praia e ouvir barulho de helicópteros e jatinhos pousando no aeroporto particular da região: o que confirma a escolha dos que têm mais posse.

Um detalhe destacado são os altos valores cobrados nas praias e restaurantes de Trancoso, onde um coco chega a custar R$ 7. Na programação sugerida, está um passeio à noite pelo Quadrado e caminhadas pelas praias durante o dia.

Trancoso divide o espaço de destino luxuoso da América do Sul com José Ignácio (Uruguai), Punta Mita (México), St. Barths (Caribe) e Mustique (Ilhas Granadinas).

 





PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






PASSANDO A LIMPO # RADIO BRILHO DO SOL 15-12-2014


PASSANDO A LIMPO # RÁDIO BRILHO DO SOL 12-12-2014


PASSANDO A LIMPO # 16-12-2014


PASSANDO A LIMPO # 12-12-2014


BAND NOTICIAS # 17-12-2014 * O PROGRAMA DESTA QUARTA-FEIRA RECEBEU O FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO, ÉLIO BRASIL, SOBRE AS EXPECTATIVAS SOBRE SEU NOVO DESAFIO NA CASA DO POVO


BAND NOTICIAS # 16-12-2014 * NESTA TERÇA JOSÉ ARLINDO RECEBEU A SECRETÁRIA LÍVIA BITTENCOURT E ZEFINHA REIS, GESTORA DO BOLSA FAMÍLIA, QUE FALARAM SOBRE A CONFRATERNIZAÇÃO E ENTREGA DE NOVOS CARTÕES DO BENEFÍCIO QUE ACONTECEM AMANHÃ NA SEDE, NO BAIANÃO


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro